Isto é algo que eu já havia observado na prática e principalmente conversando com a vendedora que me atendeu na última vez que estive na VIVO.
O Windows Phone está tendo uma ascenção enorme na sua corrida por mercado. De acordo com números divulgados pela IDC o sistema teve o maior aumento, tanto para o trimestre ( 46,7% ) quanto no ano ( 90,9% ) deixando o iOS para trás ( o que não é novidade, pois ele realmente tem um pequeno nicho do mercado ) e ficando em segundo lugar atrás apenas do Android.
No Brasil o Windows Phone teve um crescimento positivo durante quatro trimestres consecutivos com um aumento de 1,6 pontos percentuais em comparação com o trimestre anterior, atingindo uma participação de mercado total de 6%.
Em termos de fabricantes a Samsung foi a mais forte respondendo por quase 40% dos dispositivos Android. Já o iPhone que tem mesmo um mercado restrito, apesar do seu crescimento positivo no trimestre ( 6,7%) e no ano (12,9%) , teve seu mais baixo crescimento registrado. A razão é bem clara: a ascenção dos mercados emergentes e a insistência da Apple em ignorá-los.
A Blackberry é um morto ainda não enterrado com perdas negativas tanto no trimestre ( -77% ) e no ano ( -40,9% ).
Mas mesmo com números tão bons há muito trabalho de casa a ser feito pela Microsoft. Mundialmente o IDC estima que 33,4 milhões de Windows Phones foram vendidos com apenas 3,3% do mercado global. O Android, por outro lado, teve 793,6 milhões de aparelhos vendidos com o sistema operacional e uma quota de mercado dominante de 78,86%.
Uma coisa é certa. O mercado para o Windows Phone existe. Os aparelhos de baixo custo Windows Phone são milhares de anos luz melhores que os aparelhos de baixo custo Android.
A experiência que tive foi com minha esposa. Ela comprou um Galaxy Y, aparelho de entrada da Samsung e teve péssimas experiências com ele. Já com o seu novo Nokia Lumia ela está super feliz.
Como tenho amigos também com os Lumia de entrada que funcionam super bem. Ou seja, com uma estratégia de bons aparelhos com baixo custo e grande qualidade é garantido que o Windows Phone vai ganhar uma fatia cada vez maior de mercado.
Por mais que eu goste do Android … é garantido que isto acontecerá até pela falta de noção e padronização que o Google sempre joga em cima dos desenvolvedores e usuários em suas novas versões de Android.