A um bom tempo eu venho ensaiando escrever sobre o Yotaphone 2. Não que ele seja um celular topo de linha, já que é algo que eu deixei claro logo na introdução do post.
Mas o que eu achei legal neste smartphone é a concepção, a idéia e seu diferencial , e vocês vão entender o porque ao longo do texto.
Primeiro vamos discutir o que ele tem de comum com o que já temos no mercado. O Yotaphone é um smartphone de linha média, portanto, não espere dele um hardware matador, daqueles que vão te deixar praticamente boquiaberto.
O smartphone começa por uma tela pequena para os padrões atuais, 5 polegadas, com uma resolução interessante de 1920×1080 FHD FHD , 442 dpi e ainda vem com Gorilla Glass. Não fica a dever em resolução a muitos smartphones desta linha de mercado mas ao mesmo tempo, não chega a deixar qualquer um que ame smartphones e tecnologia maluco para comprá-lo.
Além disto ele vem com o Snapdragon 801, que é um processador bom ( se não me engano é o mesmo processador que tenho no meu LG G2 ) e conta com memória interna de 32GB e uma RAM de 2 GB. Ou seja, continua na média dos smartphones da sua faixa de mercado.
Além disto conta com Bluetooth e , até pelo mercado e idade dele ( o smartphone já foi lançado a algum tempo ) fica bem a dever em termos de câmera, que é uma frontal de 2,1MP e uma traseira de 8MP ( mas eu pessoalmente não tenho lá muitas preocupações quando falamos de câmera ).
Suporta redes 4G LTE ( é bom olhar as faixas aonde ele atua e se será suportado por sua operadora ) e 2G e 3G .
Mas o grande diferencial do dispositivo está em uma tela E-Ink na traseira que pode ser gerenciada pelo próprio Android e que permite que você veja uma série de informações ali sem precisar de ficar ligando a tela a toda hora.
Sabe aquele display Always-on que temos no Galaxy S7 e outros dispositivos topo de linha ? Os caras aqui levaram ao extremo usando a tecnologia E-Ink que temos nos Kindle da Amazon.
E porque isto é legal ? Porque com isto você tem um uso ínfimo de bateria, pois a tela quando é E-Ink não usa bateria enquanto já foi impressa, ela só gasta quando muda de imagem. Ou seja, imagine que você está lendo um livro. Ao mudar de página o E-Ink imprime o conteúdo na tela e pára de usar bateria.
A bateria só será novamente usada quando você modificar o conteúdo de novo, ou seja, mudar de página. Legal né ?
Agora imagine isto em um smartphone ? Você terá um uso muito menor de bateria tendo todas as informações ali a mão como você pode ver na imagem acima.
Eu achei isto muito legal e é o grande diferencial neste smartphone. Ter todas as informações do smartphone a mão sem precisar de ligar a tela principal ( que usa muita bateria ). Aliás, a vida de bateria deve ser grande, mesmo tendo uma bateria pequena de 2500 mAh por causa desta idéia.
E a grande vantagem no momento é que a Gearbest como sempre tem promoções legais. No momento que estou publicando este post ( se você estiver lendo fora deste período o preço pode ser maior já que a promoção irá durar só mais 10 dias ), a Gearbest está vendendo este smartphone no preço de US$114,99 , que é uma bagatela por um smartphone deste.
Assim, caso tenha achado ele tão legal quanto eu também achei, aproveite o preço e o compre.
E caso tenha se interessado e o preço subiu … fique de olho na Gearbest pois sempre tem muita promoção legal por lá.
Para quem curte vídeos o Izzy Nobre fez uma resenha bem legal dele. Vale a pena dar uma olhada para ver se você vai curtir ou não o smartphone.
E lógico, tenha paciência porque a nossa Receita Federal é meio ruim de serviço e a entrega pode demorar um pouco. E não é culpa da Gearbest porque eles enviam rapidinho.