Estava demorando e muito para que os grandes sites começassem a adotar o HTML5 como padrão para finalmente expurgar da face da Terra o Flash. E parece que finalmente o Google está dando o primeiro passo ( que vai ser seguido de tabela por todos os grandes sites de conteúdo deste tipo, é garantia ).
Caso você faça um acesso ao Youtube utilizando algum navegador como o Chrome os vídeos agora irão utilizar o leitor HTML5 por padrão.
O Google anunciou que iria fazer isto a partir de ontem e, infelizmente, muitos dos códigos de publicação dos vídeos em blogs ( por exemplo ) passarão a se tornar obsoletos.
Este movimento foi revelado em um post do blog deles, onde o Youtube afirmou que os avanços do HTML5 para a reprodução de vídeo junto com a melhora da implementação dos padrões web na maioria dos bons navegadores permitiu que eles pudessem sem problemas fazer este movimento para se livrar do famigerado flash que, sem dúvida, é um dos grandes responsáveis por boa parte dos problemas de memória e uso de CPU que temos em nossos navegadores nos nossos computadores de mesa e celulares ou tablets.
O comunicado inclusive deixa claro que estes avanços não foram bons somente para o Youtube, mas também para outros provedores de conteúdo de multimídia ( vídeo ) como a Netflix ou o próprio Vimeo. Isto levou a adoção do HTML5 por empresas como Microsoft e Apple que levaram sem dúvida a um sucesso deste padrão na web.
Este padrão também, de acordo com o post do Youtube, permitiu que novas classes de dispositivos aparecessem no mercado como os Chromebooks e o Chromecast.
Este novo padrão HTML5 tende a se espalhar pelo mercado durante os próximos anos e tornar os sites e o conteúdo mais interativo com o usuário, sem causar a maioria dos problemas que temos com o flash ( sim, eu sei que está repetitivo, mas é bom sempre lembrar que ele é o grande viláo da maioria dos nossos travamentos de navegadores hoje ).
Para quem tem blogs e sites, é indicado pelo Google que todos os códigos de incorporamento a partir de agora sejam feitos utilizando a mais nova API com o iframe.
Resta saber se eles estão realmente indicando este novo código a hora que vamos copiar o código de incorporamento lá no Youtube.